O Melnik 55 é um dos exemplares mais premiados da Bulgária, medalhista de ouro em muitos concursos. É um varietal que dá origem a vinhos com ótimo potencial de guarda, que são frequentemente comparados aos famigerados Châteauneuf-du-Pape, pelo seu caráter estruturado e especiado.
Tipo: Tinto
Uvas: Melnik
País: Bulgária
Região: Vale do Rio Struma
A Siroka Melniska, mais conhecida por Melnik, é uma casta autóctone búlgara. Dá origem a vinhos com ótimo potencial de guarda, que são frequentemente comparados aos famigerados Châteauneuf-du-Pape, pelo seu caráter estruturado e especiado. Eram considerados os favoritos do primeiro-ministro britânico Winston Churchill que encomendava anualmente para sua adega, mais de 500 litros de vinhos feitos exclusivamente com esta variedade.
O Melnik 55 é um dos exemplares mais premiados da Bulgária, é daqueles que ganha medalhas e premiações em tudo quanto é concurso. A apresentação também é top, pois a garrafa, proveniente da Itália, é uma graça e alguns clientes já comentaram que após degustar o vinho, a utilizam como castiçal e vaso de flores. O vinho é um varietal que apresenta belíssima coloração violeta brilhante com halos prateados de jovialidade.
Ao girar a taça, notamos densas lágrimas que escorrem lentamente já mostrando que é um vinho bem estruturado. O nariz tem um ataque exuberante, mas delicado, chamam atenção notas florais que invadem a sala perfumando o ambiente. Logo aparecem frutas vermelhas e negras como morangos, framboesas e ameixas em um festival de aromas sensacional que surpreende a todos. Em boca ele é gordo, enche o palato, dá vontade de mastigá-lo.
Ele é macio, elegante e de uma agradabilidade ímpar que causará surpresa aos paladares mais exigentes. Frutas negras e flores vermelhas aparecem intensas de início e só isso já bastava, mas logo sentem-se toques especiados de chocolate e baunilha que vem coroar o que já estava divino. O equilíbrio desse exemplar é fantástico, acidez, taninos, álcool, fruta e madeira se completam com perfeição resultando em um belo conjunto. O final de boca é uma delícia, notas de anis e framboesas encerram com chave de ouro. Recomenda-se degustar preferencialmente em taças lisas, cristalinas e de grande abertura, do tipo Bordeaux.
Harmonização
Filé mignon grelhado e polvilhado com flor de sal e pimenta negra defumada, coelho e javali na panela e paleta de cordeiro no forno com batatas ao murro. Acompanha muito bem risotos ricos em sabores e massas com molhos diversos. Apenas se tiveres tempo, pode decantá-lo por uns 25 minutos, pois isso vai ressaltar o anis e a framboesa que você sentiria na taça depois de deixá-la parada por um tempo com aquele restinho de vinho dentro, mas não é um caso obrigatório.
Selos e Premiações
A loja virtual que oferece uma seleção exclusiva dos melhores vinhos do mundo. Com mais de 600 rótulos de 26 países diferentes, você pode encontrar o vinho perfeito para qualquer ocasião.