A Quinta Vale d'Aldeia é uma incrível adega portuguesa. Podemos dizer que é a própria definição de “vinícola boutique”. Sua limitada produção advém de diferentes microclimas, todos nos patamares no Douro Superior sendo vinificada em instalações moderníssimas, que mesclam tecnologia de ponta com a expertise do reputado enólogo José Conceição. Apesar de ter lançado seu primeiro vinho apenas em 2009, a Quinta Vale d'Aldeia já é considerada uma das principais referências de qualidade no Douro.
Tipo: Tinto
Uvas: Touriga Franca, Touriga Nacional, Sousão, Tinta Roriz, Tinta Amarela
País: Portugal
Região: Douro
Este exemplar faturou 96 pontos no International Challenge junto de inúmeras medalhas de ouro em outros concursos. Trata-se de um blend elaborado exclusivamente com castas portuguesas como Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Sousão e Tinta Amarela, provenientes dos melhores vinhedos da propriedade. Seu amadurecimento ocorreu em barricas novas de carvalho francês durante 18 meses, com posterior afinamento em caves por mais 6 meses. Na taça temos um vinho denso, o que pode ser percebido já na intensa cor púrpura.
Os aromas nos remetem às frutas negras maduras como ameixas e cassis, junto a notas de chocolate, tostado, baunilha e canela mostrando ainda um floral de violetas bem marcado. Na boca é cheio, aveludado e incrivelmente fresco. Tem taninos sedosos que lembram um bom Merlot do Pomerol, mas com a acidez vibrante de um Brunello de Montalcino. No perfil de sabor dominam as ameixas maduras, trazendo também notas de tabaco e chocolate em um final longo e perfeitamente redondo. De fato um vinho superlativo que vai ocupar posição de destaque na sua adega.
Harmonização
Pratos de carnes vermelhas elaborados como cortes nobres como filé mignon, ribeye e picanha são excelentes opções, especialmente quando preparados em receitas mais elaboradas com molhos robustos à base de vinho tinto ou especiarias.A intensidade do vinho combina perfeitamente com o sabor marcante da caça, como javali, veado ou cordeiro.
Queijos maduros e intensos, como queijos azuis (como roquefort ou gorgonzola), queijos duros (como parmesão ou grana padano) e queijos de cabra com especiarias, complementam a complexidade do vinho. Massas com molhos à base de carne, como ragu de carneiro ou bolonhesa, são ótimas opções para acompanhar o vinho.
Selos e Premiações
A loja virtual que oferece uma seleção exclusiva dos melhores vinhos do mundo. Com mais de 600 rótulos de 26 países diferentes, você pode encontrar o vinho perfeito para qualquer ocasião.