Quinta do Lobo Clarete, talvez deva ser lembrado como o vinho mais surpreendente que conhecemos em 2023. Não se trata de um vinho famoso, nem de um vinho caro, mas o exemplar, que nesse ano, mais me causou emoção ao provar. A experiência foi tão forte e gratificante que hoje estamos orgulhosos de poder ofertá-las aos nossos clientes.
Tipo: Tinto
Uvas: Isabel
País: Brasil
Região: Vale dos Vinhedos (Serra Gaúcha)
Na elaboração desse belíssimo Clarete, os cachos foram colhidos na primeira quinzena de março e imediatamente desengaçados sobre o tanque de fermentação, onde maceraram em baixa temperatura durante 12 horas para que o mosto extraísse francos aromas. As uvas foram prensadas no sistema tradicional vertical “Torchio”, utilizando para a fermentação, apenas o mosto flor e o mosto de primeira prensagem. A clarificação foi realizada a baixa temperatura, de forma estática. A fermentação ocorreu com o uso de leveduras selecionadas, em barrica de carvalho francês Seguin-Moreau de 300 litros onde o vinho amadureceu durante 8 meses antes de ser liberado para venda.
Não foi realizada a fermentação Malolática para que o vinho mantivesse a acidez refrescante e também os aromas característicos do varietal. Não foram realizadas filtrações, sua limpidez foi adquirida através das clarificações e trasfegas realizadas ao longo do processo. No visual, mostra-se não lindo, mas maravilhoso, pois acredito ainda não ter me deparado com uma coloração rubi tão translúcida e brilhante como essa, parece a cor da infância, de quando nossa mãe preparava uma jarra de suco de framboesa no verão, aqueles de saquinho mesmo, e que os maiores de 40 anos, certamente lembrarão e, diga-se de passagem, naquele tempo, não fazia mal algum. No nariz, apresenta-se, franco, com aromas intensos de frutas vermelhas frescas como morangos, framboesas, cerejas e uma nota curiosa de doce de goiaba. No paladar, é seco, elegante, crocante, possui taninos finos e pouco marcados, um verdadeiro gentleman, com acidez vibrante e frescor absoluto. O fim de boca confirma as mesmas impressões olfativas, porém finaliza com deliciosas notas de chocolate branco.
Harmonização
Trata-se de um curinga que, mesmo sendo tinto, pode fazer bonito ao lado de saladas frescas de verão, bem elaboradas, que levem frutas da estação como os figos, fatias de Parma, folhas verdes, queijo tipo Grana e molho agridoce. Casa perfeitamente com pizzas de massa bem elaborada e de longa fermentação, recheadas de rúcula, presunto cru, queijo duro e tomate seco. Testamos com filé mignon, alto e grelhado ao ponto, polvilhado com pimenta preta e ficou divino e tenho certeza de que pode carregar pratos ainda mais untuosos e de rico sabor.
A loja virtual que oferece uma seleção exclusiva dos melhores vinhos do mundo. Com mais de 600 rótulos de 26 países diferentes, você pode encontrar o vinho perfeito para qualquer ocasião.