Esse exemplar é a própria essência do vinho laranja. Para começar, é proveniente da região de Kakheti, na Georgia, onde foi originalmente desenvolvido o método de elaboração deste incomum estilo de vinho. Raro no mercado e muito curioso, o vinho “laranja” já conquistou o paladar de muito apreciadores.
Tipo: Laranja
Uvas: Rkatsiteli
País: Geórgia
Região: Kakheti
Por definição, é um branco produzido de forma semelhante a um tinto, ou seja, o suco de uva fica em contato das cascas por bastante tempo e é esse contato, maior ou menor, que definirá a cor do vinho. Neste exemplar a fermentação ocorre junto das cascas e é realizada pelo método Kakhetian, isto é, ocorre nos tradicionais "kvevri" (ânforas de argila), que são tampadas, seladas com cera de abelha e depois enterradas a 3 metros de profundidade. O vinho permanece nesses recipientes por 9 meses, extraindo das cascas sua cor e desenvolvendo um caráter único. Como o nosso objetivo é sempre trazer novidades e ampliar cada vez mais o seu conhecimento, trouxemos em primeira mão este belíssimo exemplar de ‘’orange wine’’ Georgiano, a verdadeira procedência desses caldos.
Diferente dos demais, estagiou nas famosas e seculares ânforas de barro enterradas. Nas ânforas, o caldo adquiriu um caráter único e distinto. Possui atraente coloração alaranjada brilhante e límpida que impressiona já ao servir. No nariz, é mineral e com uma explosão de aromas como notas deliciosas de pêssego, mel e especiarias como o açafrão também estão presentes e o deixa ainda mais tentador. Em boca, é cremoso e apresenta notas terrosas e de frutas secas como o damasco e a laranja. Por ser macerado junto as cascas, possui taninos assim como os tintos e os mesmos se apresentam redondos e agradáveis. A acidez está na medida certa fechando o conjunto com chave de ouro. Que vinho!
É repleto de personalidade e com um ótimo desfecho. Vale muito a pena a experiência. Hoje no Brasil, existem alguns vinhos laranjas, mas podemos afirmar que esse é o único exemplar de vinho ''laranja'' disponível em nosso mercado que é elaborado realmente pelos métodos originais ancestrais, pois é feito na Georgia, país que criou o estilo, descansa em ânforas de barro originais e utiliza 100% a casta Rkatsiteli em sua elaboração que é a casta original da criação desse estilo de vinho.
Harmonização
Em função dos taninos e ótima estrutura que possui, este é um caldo que pode tranquilamente substituir vinhos tintos nas refeições. Como sugestão, aprecie junto a carnes suínas e de cordeiro, peixes diversos, frutos do mar e massas e risotos ricos em sabor. Ao ser testado com um espaguete na manteiga e salsa, ficou simplesmente divino.
A loja virtual que oferece uma seleção exclusiva dos melhores vinhos do mundo. Com mais de 600 rótulos de 26 países diferentes, você pode encontrar o vinho perfeito para qualquer ocasião.